Últimos Artigos
- INSIGHT EVOLUIR 125/06/2024
- O QUE POTENCIA OS TEUS OBJETIVOS?08/03/2022
- COMO ESTÁS A VIVER A ENERGIA DE VÉNUS?30/11/2021
- INSIGHT EVOLUIR 1
CAPRICÓRNIO – signo solar dos nascidos aproximadamente entre 22 de dezembro e 20 de janeiro (a verificação da hora de nascimento é de enorme importância para percebermos exatamente em que grau se encontra o Sol); signo regido pelo planeta Saturno, modo cardinal, elemento Terra.
Nota prévia para o leitor – este texto pretende ser uma informação sobre os pontos que caracterizam o signo de Capricórnio e não substitui (de todo) uma consulta de Astrologia – todas as pessoas possuem o seu mapa natal baseado no dia, mês, ano, local e hora exata de nascimento e todo um contexto de vida; os signos solares e suas características não definem por si só quem somos.
O que é um Capricórnio?
Juan Cirlot, especialista em Simbologia, relembra-nos que a figura do Capricórnio contém uma duplicidade: corpo de cabra e cauda de peixe – a polaridade entre o cimo das serras e o abismo das águas. Um ser capaz de vir desde o mais invisível nível de desenvolvimento até ascender às alturas.
Um enorme radicalismo pode transparecer nas suas atitudes e nas palavras, um pouco “bruto”, “cru” ou “sério” no trato.
Regido por Saturno, o planeta da responsabilidade, Capricórnio deixa marcas por onde passa, marcas que relembram os demais que a vida não é apenas festa e descanso, há que definir objetivos, encarar a realidade e arregaçar as mangas.
O esforço é uma prática diária até que deixa de ser esforço e passa a ser fluxo natural, a definição de um caminho concreto de realizações e cumprimento de metas…Capricórnio ensina-nos que os obstáculos são tão reais quanto as soluções e que não há que ter receio de os enfrentar. O resultado pode mesmo ser grandioso.
A zona de conforto de Capricórnio é o pragmatismo, é aqui que ele se pode realizar mais, passando à ação. Ficar parado a lamentar-se é o tipo de comportamento que o Capricórnio não tolera e com o qual não consegue ser complacente.
Estar confortável com a ambição e encará-la como uma boa qualidade é um dos legados capricornianos que considero mais valiosos.
Quando estamos a meio de um projeto que nos cansa ou desanima, Capricórnio vem dizer-nos que não podemos parar enquanto não dermos o máximo de nós e principalmente enquanto não tivermos concluído aquilo a que nos propusemos.
Pode ser uma energia de teimosia e finca-pé porque sente que depende disso para alcançar o sucesso naquilo que for mais importante para si.
Impaciente, não aceita que se riam dele e a sua vida pode ser uma constante prova de força e de ultrapassagem de dificuldades.
Quer ser reconhecido e na esmagadora maioria das vezes faz mesmo por merecer.
É o signo por excelência da responsabilidade social e quando vivido de forma construtiva a sua perseverança pode deixar marcas na sociedade e na área a que se dedica com uma entrega absoluta.
No amor admira pessoas com qualidades terra-a-terra, práticas, que compreendam a sua necessidade de realização pessoal e que o respeitem acima de tudo.
Raramente o Capricórnio se contenta com o que conquistou: a tendência é passar à realização seguinte sem sequer pensar muito no que ficou para trás. A sistematização da acção é uma das qualidades deste signo.
Pode beneficiar imenso de:
E tu, o que aprendes de melhor com Capricórnio?
Podes identificar-te com este artigo mesmo não sendo Capricórnio o teu signo solar. Será que tens Ascendente ou algum planeta posicionado nesse signo?
Desejo-te uma semana cheia de sucesso :).
Grata
Joana Amoêdo Leite
Mentora e Coach
BIBLIOGRAFIA
BAILEY, Alice. The Labours of Hercules – An Astrological Interpretation. Lucius Publishing New York, 2000 (edição original: 1974)
BURT, Kathleen. Arquétipos do Zodíaco. São Paulo, Pensamento. 1988.
CIRLOT, Juan Eduardo. Dicionário de Símbolos. Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1999. (edição original: 1969).
CORNELIUS, Geoffrey. DEVEREUX, Paul. A Linguagem das Estrelas e Planetas. Lisboa, Estampa, 2004.
GRIMAL, Pierre. Dicionário da Mitologia Grega e Romana. Difel, 1999. (edição original: 1951).
RUDHYAR, Dane. A Astrologia da Transformação. São Paulo, Pensamento. 1980.
RUDHYAR, Dane. Tríptico Astrológico. São Paulo, Pensamento. Sem data