
Há várias formas de explicar os ciclos de 7 anos. Optei por explicar da forma mais genuína e resumida possível, para chegar mais até ti e falar-te ao coração, escrevendo o que sei por experiência de trabalho e vida e menos por teoria.
Astrologicamente sabemos que de 7 em 7 anos há aspetos importantes de Saturno em trânsito ao nosso Saturno Natal (o Saturno como ele estava quando nascemos).

Só por isso, nessas idades – basicamente de 7 em 7 anos desde que nascemos – atingimos limiares de maturidade, exigência e de mudanças enormes e estruturais de vida.
Aqui está uma noção para te ajudar: os ciclos são uma certeza na vida e sabermos lidar com eles é um dos segredos para vivermos mais alinhados. Percebermos que a vida é feita de fases, que têm um princípio, um meio e um fim, com algumas dores e vitórias e que, acima de tudo, têm um SIGNIFICADO.
Cada um de nós deve perguntar-se qual o significado do que está a surgir agora na sua vida e, sobretudo, o que deseja criar nesta fase em específico. Procurar mais aprendizagens no que acontece em cada momento.
Não se trata de procurarmos a vida perfeita mas de aproveitarmos ainda melhor o potencial que temos.

Os ciclos de sete anos são uma forma de organizarmos na nossa mente o que se passa, o que se passou e o que queremos definir para nós.
Na Antroposofia fala-se da importância destes ciclos de 7 anos, sendo o 7 um número especialmente estruturante, anunciador de transições, relacionado com sabedoria, com o sagrado e símbolo de grandiosidade.
A título de exemplo falo da viragem de ciclo dos 35, 42 e 49 anos, anos determinantes no amadurecimento, segurança e acima de tudo de consolidação de uma vida com significado profundo.
Guarda e pratica estas perguntas:
São idades um pouco “dramáticas” porque ficamos mais exigentes e impacientes com o que queremos e com o que ainda não “temos” mas na esmagadora maioria das vezes precisamos dessa pressão para agirmos e avançarmos para mais maturidade e realização.

É possível nestas fases a nossa vida passar para outro patamar, melhor. Com cuidado, foco e amor-próprio.
Se estás perto de uma dessas idades ou a passaste há pouco tempo, relê as perguntas que preparei acima e reflete nelas mais profundamente.
Há pelo menos uma BOA mudança que podes fazer e consolidar mais e mais para que o próximo ciclo te seja mais “leve”.
Obrigada por estares aí!
SOBRE o Programa Evoluir® link aqui