
Últimos Artigos
- INSIGHT EVOLUIR 125/06/2024
- O QUE POTENCIA OS TEUS OBJETIVOS?08/03/2022
- COMO ESTÁS A VIVER A ENERGIA DE VÉNUS?30/11/2021
- INSIGHT EVOLUIR 1
Várias vezes em formações e consultas, lido com a dúvida sobre o que é o Propósito de Vida ou com a frase “eu pensava que o propósito de vida era outra coisa”.
Na verdade podes estar a fazer uma ideia completamente errada sobre este conceito que tem tanto para te dar na tua vida e na tua realização pessoal. Aliás, asseguro-te que há pessoas que ficam até irritadas ou incomodadas com este conceito. Sobretudo quando não estão a viver nada parecido com um sentimento de Propósito nas suas vidas.
A questão é que neste momento, para além da Espiritualidade, já a Ciência fala da importância das pessoas terem propósito nas suas vidas e do impacto bom que isso tem na saúde mental.
Se estás ou queres estar mais comprometido com o teu Desenvolvimento Pessoal e Espiritual, pode ser interessante esclareceres-te sobre o conceito que dá título a este artigo.
Identifiquei estas 4 como sendo as principais ideias erradas que podes ter sobre Propósito de Vida.
1.ª IDEIA ERRADA – Confundires sistematicamente Propósito de Vida com Vocação Profissional ou concretizações meramente materiais.
O teu Propósito de Vida tem tudo a ver com a tua aprendizagem de vida global e com a tua aprendizagem de vida em cada ciclo. É a postura que te pede o Universo perante a maior parte dos teus desafios e que nem sempre consegues colocar “cá fora”. Pode ser sim a tua Vocação Profissonal, mas não no sentido de seres Médico, Empregado de Mesa, Empresário. É mais a forma como vais vivenciar essa profissão e como isso vai impactar na tua vida e na tua felicidade. Gostava de te dar um exemplo e peço-te que esqueças se gostas da pessoa ou não: o Leonardo DiCaprio. Achas que o Propósito de Vida dele é simplesmente ser actor e milionário? Ou será que o Propósito de Vida do Leonardo DiCaprio passa por, qualquer que fosse a sua profissão, passar uma mensagem global e criar pontes entre os interesses da sociedade em geral e as decisões dos poderosos? É interessante pensar nas pessoas por esta perspectiva, não é? Será que o Propósito de Vida do Gandhi era ser um líder religioso? Ou era, sendo um líder religioso, passar uma imagem de resistência e de fidelidade a ideiais democráticos? Isto sou eu a pensar enquanto escrevo, não sei o Propósito de Vida dos outros, cada um descobre. Experimenta fazer este exercício com a tua vida ou com a de alguém que conheças.
Eu fiz esse exercício sobre o meu Avô Luís que já não está na dimensão terrena. O Propósito de Vida dele foi/é (porque perdura) muito provavelmente viver a vida com alegria e optimismo e deixar um exemplo de que mesmo quando cometemos erros na nossa juventude ou vimos de origens adversas, podemos sorrir para a vida e superar os obstáculos e ainda deixar um exemplo de coragem para a nossa família mais chegada.
2.ª IDEIA ERRADA – Acreditares que são as pessoas que te rodeiam ou que te amam que te vão revelar e validar o teu Propósito de Vida.
Obviamente que é importante teres apoio das pessoas que te rodeiam e que até elas podem ter mensagens para ti sobre o teu Propósito, mas tens de ser tu a assumires aquilo que desejas fazer e ser, e nunca é tarde para isso. Muitas vezes quando queremos viver num caminho de maior realização pessoal e profissional, os que estão ao nosso redor têm de passar por uma fase de adaptação, porque há uma mudança no nosso interior que se espelha no exterior. Com uma boa comunicação e auto-confiança consegues ultrapassar isto e se precisares de te balizar um pouco, porque não? O processo é teu e é um processo autónomo e muito positivo, quereres entender-te melhor e EVOLUIR .Caso encontres resistências por parte de algumas pessoas, sugiro que procures 1 vez por semana aquilo que chamamos em Coaching de “Peer Group”, que nada mais é do que um grupo de pessoas que podem nada ter a ver entre si mas que estão ligados a ti de alguma forma, trazendo-te soluções indiretas (não dão soluções mas através de brainstorming e diálogo, chamam temas à conversa que podem ter utilidade para ti), ideias válidas e sobretudo com quem podes falar a mesma linguagem. Estas pessoas conhecem-te e conseguem dar-te as suas opiniões mais construtivas e marcantes para o teu percurso. Provavelmente não vais ser “íntimo” destas pessoas, mas podes falar com elas pontualmente por telefone ou email. Escolhe ouvir quem te liberta. Experimenta tentares recordar-te de alguém, um professor, um ex-chefe ou colega de trabalho com quem tinhas sempre aquelas conversas Wow! e com quem poderias de vez em quando, telefonicamente ou de algum modo, ter algum contacto deste género.
3.ª IDEIA ERRADA – Acreditares que há um tempo ideal para perceberes qual é o teu Propósito de Vida e que há momentos em que é demasiado tarde ou demasiado cedo.
Eu acredito que a Astrologia pode ajudar a perceber quais os melhores timings para arriscar, sim, mas quando vens de uma fase de estagnação, já o disse em Workshops, agarra esta NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA: o tempo ideal para saberes qual é e viveres o teu Propósito de Vida e fazeres acontecer algo é AGORA. Estás inclusivamente a ler este artigo, por isso convido-te a fazeres esta reflexão comigo…
O que mais amas fazer? Qual o teu maior talento? Qual a característica que sentes que se desenvolvesses mais em ti te faria mais feliz e mais capaz? Qual a tua forma de estar mais elevada, que sabes que é incrível e tens deixado “morrer” por causa dos traumas ou eventos negativos da tua vida? Se tivesses de completar a frase “Na minha essência verdadeira e mais luminosa eu sou feit@ de___________”, que três palavras escolherias?
E agora perguntas-me tu: tanta conversa e afinal, o que é o Propósito de Vida? Na minha opinião, o Propósito de Vida é uma espécie de dádiva espiritual, o que vieste cá aprender e aprimorar, o que te fará dar um grande passo evolutivo, aquilo que por enquanto não aprendeste nem integraste na tua vida. Pode ser uma atitude perante a vida e os outros, mas será sempre, antes de tudo, uma atitude perante ti própri@. Pode ser (e aqui estou no domínio dos exemplos) algo como “teres um estilo de vida que te permita seres completamente independente financeiramente da tua família”. Repara, nem toda a gente tem questões financeiras, nem toda a gente tem questões amorosas para resolver. Cada um terá desafios e facilidades, e serão diferentes entre si. Encontrares o teu caminho depende também de deixares de querer ser igual, melhor ou reconhecido pelos outros ou de estares constantemente a apoiar terceiros e a esqueceres-te de ti. O Propósito de Vida é “ecológico”, entendes? Faz bem a ti e ao todo.
Eu diria ainda que a vivência do Propósito de Vida implica estares de bem com os 4 elementos.
ÁGUA – relacionamentos, família, amor-próprio, auto-estima/ TERRA – dinheiro, alimentação, sensação de pertença a um lugar/ FOGO – capacidade de agir, coragem, energia física/ AR – convívio social, amizades, diálogo e troca de ideias com os pares.
4.ª IDEIA ERRADA – O Propósito de Vida descobre-se e resume-se numa frase ou ideia.
Nestes 6 anos de trabalho como Coach, Formadora e Mentora, desenvolvi vários métodos de desenvolvimento do Propósito de Vida de cada pessoa que até mim chegou.
O Propósito de Vida existe em sentido mais geral e desafiante, por exemplo, quando alguém identifica que tem um enorme problema, uma área de vida que está sistematicamente bloqueada e em conflito, e então a pessoa, desenvolvida e atenta, percebe que o seu Propósito pode ser a atitude a adoptar de dentro para fora para conseguir ir resolvendo esse bloqueio.
Mas a vida é feita de ciclos e mudanças e portanto o Propósito de Vida, em cada ciclo, podemos usar por exemplo os ciclos de 7 anos (de 7 em 7 desde que nascemos) pode e deve ser adaptado ao que cada um de nós sente como mais prioritário em cada fase de vida, seja pela idade, seja pela energia que a pessoa sente que vai mais para um determinado tema ou área de vida.
Então não adianta entrar com dúvidas e cepticismo num tema tão bonito, tão inteiro e que nos pode não só motivas definitivamente mas fazer crescer e expandir para lá do que conhecíamos ou do que achavamos que era ou não era para nós.
Se queres ir mais fundo neste tema, marca sessão GRATUITA para conheceres o PROGRAMA EVOLUIR
Espero que este artigo te tenha ajudado a pensares fora da tua caixa e mais dentro e perto da pessoa que és e queres ser.
Obrigada por leres!
PROGRAMA EVOLUIR com Joana Amoêdo Leite